Friday, July 06, 2007

Nov Virt. A Grande Promessa cap.11-12-13-15

Novela Virtual A Grande Promessa Cap 15
Novela Virtual - A Grande Promessa
Capitulo 15

(Abrão já com idade avançada, com seus noventa e sete anos, apareceu o Senhor e lhe disse.)

Voz de Deus  Eu sou Deus todo poderoso, anda na minha presença e sê perfeito, e firmarei o meu pacto contigo e sobremaneira te multiplicarei.

Abrão  (ajoelha e se prostra com rosto em terra e Deus fala-lhe dizendo)

Voz de Deus  Quanto a mim, eis que meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações.
Não mais será chamado Abrão, mais Abraão será o teu nome, pois por pai de muitas nações te hei posto; far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
Estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência, depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e ‘a tua descendência depois de ti.
Dar-te-ei a ti e a sua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e serei o seu Deus.
Quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e tua descendência depois de ti, na sua gerações.
Este é o meu pacto que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti.
Todo varão vos será circuncidado. Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.
A idade de oito dias todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro que não for da tua linhagem.
Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro, assim estará o meu pacto perpétuo.
Mas o incircunciso, que não circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.
Quanto a Sarai, tua mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o teu nome.
Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações, reis de povos sairão dela.
(depois de ter falado a Abraão, tudo a respeito do pacto, subiu Deus de diante dele)

Alguns meses depois - cenas no quarto da casa, O Senhor Deus já havia mudado os nomes de Sarai para Sara e de Abrão para Abraão.

Sara --> Haagar, sua hora tão esperada está chegando, e você já escolheu o nome para seu filho? Será que vai ser menino ou menina?

Haagar --> Pra mim tanto faz, eu vou amá-los da mesma maneira, mas o anjo do senhor me disse lá no deserto que vai ser menino, e que vai ser um bravo homem; e que vai ser respeitado por todos, e seu nome será Ismael.

Sara --> Você deverá educá-lo nos ensinamentos de Deus para que você possa se orgulhar muito dele, se você tiver o cuidado de começar a educá-lo desde cedo, você não terá muitas dificuldades com ele quando crescer.

Haagar --> É Deus através do anjo, prometeu que dele, há de sair uma grande nação, príncipes e princesas sairão dele, já pensou eu ser mãe de um futuro comandante e respeitado por todos?

Sara --> Você é uma mulher de sorte, e tenho certeza que Deus vai te abençoar muito, naturalmente, Ele vai te proporcionar muitas felicidades.

Haagar --> Hum… hum… estou sentindo dores horríveis, será que vai ser agora? (segurando e fazendo massagem na barriga) aí, aí, hum... Como dói.

Sarai --> Me deixe examinar você, pra eu ver como está às condições do bebê (examinando)... (dá se um tempo)... Não podemos esperar mais, vamos ter que agir rápido (chama a criada) Zhoam venha rápido e traga água quente e muitos planos limpos (espera o tempo de preparar tudo)

Zhoam --> Aqui está senhora Sarai, ou melhor, senhora Sara, estou custando a me acostumar com a mudança do nome, porque será que o Senhor mudou o nome da Senhora Sarai pra Sara e o do Senhor Abrão para Abraão, curioso não é mesmo!... (ninguém responde)

Sara --> (fala para Haagar) Muito bem agora você vai fazer tudo o que eu mandar (movimento de trabalho de parto, imaginar tudo o que acontece durante um parto) calma; calma tudo vai sair bem. (o silencio é interrompido com o choro do bebê) graças a Deus tudo saiu perfeito; é um belo menino, tome Haagar ele deve estar faminto.

Haagar --> Graças te dou hó meu Deus, pois tu não abandonaste a tua humilde serva, prometo ser uma boa mãe, farei tudo que poder para dar boa educação para meu filho, estarei sempre em sua presença para que eu possa fazer o que queres que eu faça.

Dias depois cenário de festa pela chegada de Ismael, Eliezer e Zhoam organizam tudo.

Eliezer --> Nosso pai Abraão deve estar muito feliz, porque nosso Deus ouviu suas preces, e lhe deu um filho varão.

Zhoam --> É, e não é pra menos, eu já estava preocupada com o sofrimento de nosso pai Abraão, porque como ele mesmo disse: Deus havia prometido a ele uma grande nação, como ele poderia ser uma grande nação sem filhos?
Eu espero poder contar com uma grande família, pois sempre fui muito achegada a crianças, e meu sonho é poder ter muitos filhos.

Eliezer --> Sim: Deus tem abençoado muito o nosso pai Abraão, e nós também recebemos muitas bênçãos por causa dele… ele merece, pois é homem integro bom e justo, e todos nós gostamos muito dele, ninguém pode se queixar, pois ele sempre tem bons conselhos, para cada situação, e nos enche de confiança. (meio desconcertado com a história de filhos)... Bem quanto aos filhos, tudo é possível não é mesmo.?

Zhoam --> Deus é sempre fiel com aqueles que procuram fazer sua vontade (interrompe a conversa)… veja, o pai Abraão está chegando com o pessoal, vivas ao pai Abraão, vivas a Ismael… (e o povo se aglomera em volta de Abraão na maior felicidade, pois achavam que estava resolvido o problema quanto o sucessor de Abraão)

Abraão --> (Apresentando seu filho como se fosse um troféu, mostrando aparente satisfação)... Bendito seja o Senhor nosso Deus, que nos deu a razão desta festa, a minha alma se regozija na presença do senhor, alegrem se todo o povo comigo, comam, bebam, e cantem comigo, participem de minha felicidade, Ismael será um grande homem, e será amparado pelas mãos do nosso Deus Altíssimo. (todos participando da festa com muita alegria, mostrando a Abraão o quanto é respeitado)

Alguns dias depois

Cena continua - na varanda da casa, Abraão conversa com Eliezer –


Abraão --> Como está o comportamento dos pastores? Tem havido alguma desavença entre eles? E aquelas vacas que separamos, já deram cria?

Eliezer --> Sim pai Abraão, na bezerrada a maioria são fêmeas, quanto aos pastores, o senhor sabe… não é muito fácil lidar com eles, mas não tem acontecido nada de grave, os desentendimentos deles sempre têm sido resolvidos da melhor maneira possível, nada que possa se preocupar.

Abraão --> Estou pensando seriamente em aumentar nosso gado, assim poderei dar mais oportunidade para todos que se empenham e querem ser alguém na vida, isto eu gosto de fazer, mostrar reconhecimento a todo bom servo que mostra sua dignidade.
Diga-me Eliezer, você tem achado graças em Zhoam (olhar zombeteiro) tenho notado que você fica desconcertado, quando ela aparece em sua frente.

Eliezer --> É… realmente tenho visto Zhoam com bons olhos, e parece que ela retribui da mesma maneira.
Ainda a pouco ela me deixou todo desconcertado, ela arranjou uma história de filhos que me fez ficar sem graça, pois ainda não tive coragem para me declarar a ela.

Abraão --> Eu faço muito gosto em unir vocês dois, gosto muito de vocês e se você quiser, eu acerto tudo para que vocês se entendam.


Eliezer --> (gostando da idéia)… o senhor faria isto por mim? Mas é claro que quero, e fico muito contente com sua permissão e agradeço seu apoio e sua consideração (Eliezer sai dando murros de satisfação no ar)

Horas depois

Abraão --> (fica só pensativo, fazendo gestos leves como se tivesse planejando alguma coisa) (olha a sua frente e se depara com três anjos, imediatamente levanta-se e se ajoelha diante deles)… meu senhor agora, que tenho achado graças em teus olhos, rogo-te que não passes direto de teu servo, fique um pouco e descanse, vou buscar água fresca para que possam beber e lavar os pés, depois recostai um pouco debaixo da arvore e descanse enquanto preparamos alguma coisa para se comer, (Abraão sai apressado e volta logo com água e toalhas limpas) Sentem-se por favor deixe eu lavar os vossos pés, devem estar muito cansado.
(a começar pelo anjo do meio que é o principal) agora meus amigos cheguem até aquela arvore e descanse naquela sombra, pois lá está bem melhor que aqui dentro de casa, pois está fazendo um calor de rachar, enquanto descansam vamos preparar as iguarias, para que possam aquecer vossos corações. (Continua)

Posted by Eni José de Oliveira at 12:32 0 comments



Quinta-feira, 5 de Julho de 2007
----- Novela Virtual A Grande Promessa Cap.13 ---
Capitulo 13
Cenas na casa de Abrão

161 - Abrão  Sarai; a muito tempo você me falou na possibilidade de, de eu ter um filho com uma das criadas, eu reneguei esta idéia, porque não suporto a idéia de magoar você, mas em vista da situação, já estou chegando a conclusão de que você está certa, estamos cada vez mais velhos e o tempo está passando, como poderei ser pai de uma grande nação, se não tiver filhos?, Mesmo sendo com outra pessoa?

162 - Sarai  Eu só estava esperando você se manifestar, vou hoje mesmo falar com Haagar, pra ela vai ser muito conveniente, pois assim estará garantindo o seu futuro, gosto muito dela, pois muito me ajudou quando estive aprisionada do Rei, e também sei que saberá cuidar muito bem, do herdeiro de seu trono i. (ouve-se batendo a porta)

163 - Melquizedeque  (fala ao mesmo tempo em que bate a porta) Abrão,… Abrão,… sou eu seu amigo, não está reconhecendo minha voz?

164 - Abrão  Por favor, Sarai, veja quem é. Eu acho que estou reconhecendo esta voz, se for o Melquisedeque mande o entrar logo…

165 - Sarai  Há… é o senhor, por favor, entre, entre, Abrão vai ficar contente com sua visita ele está repousando, entre e fique a vontade.
Vou deixar vocês a sós, devem ter muito que falar, mediante os últimos acontecimentos, e além do mais já faz um bom tempo que não se vêem, sinta-se em casa. (fala e sae)

166 - Abrão  Ora veja,… há quanto tempo, que bons ventos o traz, sente–se e descanse, é um bom bocado de terra, entre seu reinado até aqui, e garanto que deves estar muito cansado, quais as novidades do seu reino que você veio partilhar comigo?

167 - Melquizedeque  Em primeiro lugar deixe-me tomar um fôlego, depois te conto tudo, (pausa para o fôlego) deixei meus escravos lá fora, para que possamos conversar mais a vontade, não gostaria de ser interrompido por inconveniência de nenhum escravo, (antes de se assentar, estende as mãos em direção a Abrão, abençoando-o) Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, possuidor do céu e da terra, e bendito seja o Deus Altissimo que entregou os inimigos em suas mãos,
E Abrão que não aceitou as oferendas do rei, e que não quiz nenhum lucro da batalha, deixando tudo para o rei; para que depois o rei não se gabasse, dizendo que o enriquecera.

168 - Abrão  Bendito seja você também: porque você também é protegido do nosso Deus Altíssimo, honra e gloria seja dado ao nosso Deus.

169 - Melquizedeque  Trouxe pão e vinho, para comemorar-mos sua vitória, sei que a vitória só aconteceu porque Deus estava na frente te orientando em todas as suas decisões.

170 - Sarai  (entrando) Eu também trouxe pão sem fermento, vamos nos alegrar na
presença do senhor nosso Deus pois só Ele é merecedor de toda glória.

(depois de muita conversa)

171 - Melquizedeque  Ótimo… ótimo… mas Abrão você está me devendo uma visita,
gostaria que você fosse passar uns dias lá no palácio, tenho uns projetos importantes, para melhorar a qualidade de vida do meu povo, e gostaria de ouvir suas opiniões.

172 - Abrão  Sou um homem muito ocupado, mas a qualquer momento destes, quando você menos esperar, eu apareço por lá, e terei muito prazer em ajudá-lo no que for possível e tenho absoluta certeza que vou utilizar de seus projetos para também poder ajudar meu povo, se a vossa majestade assim o permitir é claro.

173 - Melquizedeque  E Sentirei muito prazer em poder ajudar sua gente, então, meu amigo, tenho que ir, mas espero que você não demore a aparecer por lá.

174 - Abrão  Pode me esperar (despede-se com um forte abraço) até breve meu amigo, que o Senhor nosso Deus o Altíssimo, esteja te protegendo no caminho de volta.

175 - Sarai  (espera um pouco para falar) É homem de valor este seu amigo, não é mesmo, parece muito consciente em suas afirmações.

176 - Abrão  Realmente é uma pessoa em quem se pode confiar, gostamos de dividir nossas idéias, e sempre nos damos muito bem.

177 - Criado - (entra com um cesto de frutas e legumes) Pai Abrão, o senhor precisa ver como está, a nossa lavoura, parece milagre, tudo o que se planta desenvolve, de maneira que nunca vi antes, em lugar nenhum; é uma maravilha, a nossa horta está produzindo tanto a ponto de não ter consumo de tudo que colhemos.

178 - Abrão  Sim meu jovem, é o poder de Deus que está no comando de tudo e se manifesta na vida de todos os que atentam pra Ele, é preciso que andemos sempre em comunhão com ele, para que possamos sempre receber estas maravilhas. (continua)

Posted by Eni José de Oliveira at 11:10 0 comments



Quarta-feira, 4 de Julho de 2007
Novela Virtual a Grande Promessa cap.12
Novela Virtual - A Grande Promessa

Capitulo 12

Alguns anos mais tarde - Abrão descansa recostado em um banco, entra um mensageiro apressado e ofegante.

Mensageiro  Pai Abrão… pai Abrão… levaram Ló e toda sua família presa.

Abrão  Que me diz homem, fale com calma, como foi isto?

Mensageiro  É… os reis estavam em guerra contra Sodoma, e levaram tudo que puderam carregar, consegui me esconder e logo que pude sai correndo e vim avisá-lo.

Abrão  Deu pra você ver se tinha muitos guerreiros? E por onde foram? Sei que você está apavorado e afoito, mas tente lembrar de algum detalhe que nos facilite encontra-los, você não ouviu alguma coisa referente o caminho que eles iriam passar?

Mensageiro  Sim eram muitos guerreiros e estavam bem armados, os guerreiros estava muito ignorante e muito abusado, eu fiquei muito indignado, mas não tinha como fazer nada, foram naquelas estradas das bandas de Gomorra (fala atropelando as palavras)

Abrão  Então agora vamos reunir nossos homens, e vamos surpreendê-los pelo atalho, vamos logo não há tempo a perder, esses malditos vão pagar caro por esta afronta, você vai chamar o Eliezer, vamos nos organizar e traçar os planos para nada sair errado, e que o Nosso Deus esteja na frente desta batalha.

Sarai - O que está acontecendo, porque toda esta afobação? Calma assim, poderá sofrer um ataque de coração, você já não está com idade, pra tanta preocupação e de mais a mais fazer as coisas sem ter tempo para raciocinar torna-se muito perigos.

Abrão - Sei que preocupas comigo, mas o assunto é serio e não podemos perder tempo, Ló está em apuros e está precisando de nós.,vamos agir imediatamente, sei que o meu Deus vai me guiar, ele vai me mostrar o que tenho de fazer, e tenho certeza da vitória. (saem de cena)

Dias depois, Abrão, Sarai e Ló, estão na praça.

Abrão  Vamos aproveitar que estamos aqui na praça pra fazer algumas compras, estamos necessitando de algumas provisões, a batalha nos trouxe alguns desfalques e precisamos repor o que falta para nosso consumo, apesar de todo sacrifício, valeu a pena pois Deus nos deu a vitória, sobre nossos inimigos; graças a ele conseguimos recuperar Ló, sua família e toda sua fazenda.

Ló - Eu vou ficar eternamente grato ao senhor meu tio, eu não sei o que seria de mim e minha família se não fosse à intervenção do senhor, é por isto que eu sempre digo o senhor é mesmo um homem de fibra, e é respeitado por todos, mas tem um grande coração.

Sarai  Deus nos tem dado muitas vitórias, é preciso que estejamos sempre atentos; para não entrar-mos em atrito com ele, desgostar o nosso Deus é desgostar da própria vida..
Eu fico imaginando como tem gente ruim nesta terra, se todos fossem tementes a Deus, seria muito melhor para se viver aqui.

Abrão - Realmente… (é interrompido com a presença do rei Bera que é conduzido por quatro escravos)

Rei Bera  Parem!... Parem aqui, preciso falar com Abrão (dirige a ele a palavra) louvado seja Abrão, conquistador da grande luta contra nossos inimigos.
Eu sou o rei Bera, rei de Sodoma, (fala com certa arrogância, querendo se mostrar muito importante).
Declaro que por causa de sua coragem e valor, sua astúcia, você deverá receber as merecidas honras e recompensas, pela vitória contra nossos inimigos, o rei tem a honra de premiar o bravo guerreiro e chefe da tribo.

Abrão  Eu não quero nada disto, eu lutei apenas para libertar meu sobrinho e sua família das garras destes ignorantes, eu não sei por que, os reis se desentendem e nós é que ficamos no prejuízo, acho que deveriam ter mais responsabilidade e não sacrificar pessoa inocentes.

Rei Bera  (desconcertado, com indignação)… Não quer nada mesmo?

Abrão  Eu juro pelo senhor do universo, criador do céu e da terra, que não pegarei uma tira de couro das sandálias daqueles infelizes!… perdedor desta batalha; são todos seus. (vira as costas pro rei e vai sair).

Rei Bera  Você não está se esquecendo de nada, você sabe que agora seu povo está livre?

Abrão  É… graças a mim e a meu Deus; se dependesse de você a estas horas já estária-mos todos mortos (dirige se a Ló) agora sim, estamos todos livres para trabalhar e sonhar e viver em paz, (coloca as mãos no ombro de Ló e diz) agora você pode ir em paz e cuide bem de sua família, qualquer hora desta eu apareço por lá, pra ver como está a sua fazenda de gado.

Ló - Obrigado meu tio, nunca vou esquecer tudo isto; tudo que passamos foi muito sofrimento, mas agora estamos livres, como o senhor, disse para sonhar e vivermos em paz estarei aguardando a sua visita. (saem, primeiro os de Abrão depois os do Rei)
(Continua)

Posted by Eni José de Oliveira at 12:02 0 comments



Terça-feira, 3 de Julho de 2007
Novela Virtual a Grande Promessa cap.11
Novela Virtual - A Grande Promessa

Capitulo 11

Anos depois, cenas no curral, discórdia entre os pastores de gado de Abrão e Ló.

Primeiro pastor  Você não devia maltratar tanto assim seu animal, se Ló souber ele não vai gostar de ver o que você está fazendo.

Segundo pastor  Não quero palpites de outro pau mandado, que nem eu mesmo; você anda se metendo muito comigo, qualquer dia destes eu perco a cabeça, e você pode se dar muito mal comigo, cuide de sua vida e me deixe em paz, da minha vida cuido eu, não se mete.

Primeiro pastor  Eu não tenho medo de cara feia, mas você precisa ser um pouco mais educado, e ter mais paciência em seu trabalho, seu animal não tem culpa nenhuma de seus problemas, não queira descontar seus fracassos em cima de quem não sabe se defender e de mais a mais o tempo que você está perdendo com suas ignorâncias, já teria terminado suas obrigações.

Segundo pastor  Chega, não quero ouvi-lo mais; você é um tremendo de um puxa saco, está querendo fazer média com o Ló, o que você ganha com isto, será que você ganha mais que eu por causa desta puxação?

Primeiro pastor  Eu só gosto de fazer as coisas certas, e não me arrependo por isto, eu não trabalho para puxar ninguém, mas gosto de fazer minhas obrigações, de maneira a não deixar margem para que ninguém me chame ‘a atenção, por uma coisa banal, afinal de contas se não estou satisfeito com meu serviço, tenho que falar é com o patrão, mas nunca descontar minhas frustrações em cima de outro.

Segundo pastor  (em tom de ameaças) Suma daqui, não quero ver sua cara por aqui, se você cruzar meu caminho novamente, juro que lhe mato, fique com sua dedicação fajuta e vai....(É interrompido por Eliezer)

Eliezer  Chega de discussão, se Abrão souber ele vai castigar os dois, já a muito tempo que venho observando os dois e tenho notado que não estão se entendo, e podem ser castigados por isto.

Abrão  (entra em cena) Não quero que os nossos problemas sejam resolvidos a custa de violência, nem de sangue derramado, (dirige a Eliezer)…vá chamar Ló, quanto a vocês dois, vá cuidar de suas obrigações e não me arrange mais problemas !…. (os dois saem)


Ló  (entrando) Mandou me chamar meu tio? Vim logo que recebi a noticia da briga dos pastores, quem começou?

Abrão  Quem começou isto não importa, nossos pastores estão brigando muito, e estão sempre se desentendendo, precisamos tomar providencias urgentes, para não causar mau maior, o que você me sugere?

Ló  Meu tio Abrão, eu já havia notado as indiferenças entre nossos pastores, mas ainda não tinha visto nada sério, mas pelo que Eliezer me falou desta vez, foi muito desagradável; o que podemos fazer? Só se…

Abrão  Só se o que?… Termine…

Ló  Bem, nosso gado tem aumentado muito graças a Deus, e estou vendo que nossos pastos estão poucos, será que não está na hora de separar-mos?, mas isto se o Senhor estiver de acordo.

Abrão  É… pra dizer a verdade, eu já havia pensado nisto e vejo que chegou o momento.
Pois bem, você pode escolher as terras que quiser; se escolheres a minha direita eu vou para esquerda, se a esquerda escolher, para direita eu irei, pra mim não faz diferença pois o meu Deus vai estar comigo aonde eu estiver.

Ló - (olha pra direita, olha para a esquerda e decide)…Da mesma maneira penso eu, mas já que o senhor me deu a oportunidade de escolher, vou ficar com estas terras das campinas do Jordão, pros lados de Sodoma.

Abrão  Pra mim tudo bem, eu fico aqui pelas bandas de Canaã mesmo, podemos então começar a dividir nossas coisas e nossos gados, e que o nosso Deus nos ajude nesta decisão. (Continua)

No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...