Tuesday, December 24, 2013

UM NOVO REI - PEÇA TEATRAL EVANGÉLICA - NASCIMENTO DE JESUS CRISTO - ATO 4

Continua o mesmo cenário da cena anterior *Anjo entrando, como se tivesse vindo do céu, “efeitos”, utilizar uma escada de abrir na parte externa na entrada do palco, a escada deverá ser retirada imediatamente, usar o lançador de fumaça para melhorar os efeitos.* Anjo - Não temais, porque eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, o marco de um grande dia. Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o senhor. E isto vos será, como sinal; achareis o menino envolto em panos e deitado em uma manjedoura. (entra os outros anjos nas duas entradas do palco, e dizem ao mesmo tempo Glória a Deus nas alturas e paz na terra e boa vontade para com os homens. os anjos se retiram, os que entraram pela direita saem pela esquerda e os que entraram pela esquerda saem pela direita) Narrador – E os pastores decidiram ir até Belém, para ver o que aconteceu, pois o senhor os fez saber, e foram apressadamente e acharam o menino deitado na manjedoura, e lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra. ———- Os pastores chegam, entregam os presentes e ajoelhados adoram o novo Rei ——— Primeiro Pastor – Eu trago-te ouro. Ó Jesus meu Rei! Todo o meu tesouro aos teus pés porei! Segundo Pastor – Eu trago-te incenso, rico e sem igual, perfume a ungir-te, ó meu Rei divinal! Terceiro pastor – E, eu trago-te a mirra para te ofertar, ó Rei do universo queremos te adorar! ———– Ao terminar de entregar os presentes, ajoelham-se e de mãos para o alto, Dá glórias a Deus, as mesmas palavras que aprenderam com o anjo do Senhor. ———- Todos – Glória a Deus nas alturas e paz na terra e boa vontade para com os homens. (Ao terminar a frase, faz um gesto de reverência e saem — Fecha a cortina – Enquanto isto no palácio de Herodes Abre a cortina-cena no palácio, o rei convoca seus súditos. Súdito – Estou ao seu dispor majestade. Rei Herodes – Leve alguns homens e tragam aqui, os tais pastores que andam dizendo a respeito deste novo Rei. Súdito – Mas, majestade! Todos nós sabemos que existe somente um rei, e que este rei, ninguém melhor que vossa majestade. Rei Herodes – É, mas eu preciso tomar minhas precauções; não posso deixar que um boato destes, possa vir me atrapalhar. Súdito – Vossa majestade tem razão, vou imediatamente atrás destes tais pastores. ———– O súdito sai voltando mais tarde com os pastores. — Enquanto isto o rei tira um cochilo sob a vigilância de dois guardas, de repente acorda e dirige-se a um dos guardas ———- Rei Herodes – Porque demoram tanto, será que estes infelizes pastores já foram embora? Pode demorar o tempo que for; mas terão de trazê-los até a mim, de um jeito ou de outro. Guarda – Tenha calma majestade, nossos soldados são muito competentes, já, já eles vão estar entrando por aquela porta; (pausa) olha parece que estão chegando. Súdito 1 – (Entrando) Estão aqui os pastores, não queriam vir, alegavam que estavam com pressa, para convencê-los tivemos que fazer algumas ameaças. Rei Herodes – Aproximem-se; como ousam negar uma convocação do rei? Pastor 1 – Majestade, é que… Rei Herodes – Cala-te não me interrompa, eu os mandei chamar aqui, para me informar onde está o menino que nasceu; sim este que dizem ser o novo rei, (pausa) eu também quero conhecê-lo e levar alguns presentes pra ele. (Fala em tom zombeteiro) Pastor 2 – É! Só… (Recebe uma cotovelada discreta do primeiro pastor) … Bom… (Continua) A gente segue até a aldeia; lá existe uma cabana abandonada, agente chega à rua principal, e no fim desta rua tem duas ruas que segue em direção diferente. Segue a direita depois dobra a esquerda vai até ao final da rua, e vais encontrar a tal cabana onde está o menino; espero que a sua majestade não faça nenhum mal ao menino; pois ele é muito especial. Rei Herodes – Claro, claro, vou até levar presentes pra ele, agora podem ir, já tenho as informações que preciso. Pastor 3 – Se precisar mais alguma informação, é só nos procurar.—-Os pastores se retiram, fecha a cortina. ——– Abre a cortina cenas rápida no pátio ——- Pastor 3 - Você deu as informações erradas, para o rei, agora nossa tranqüilidade acabou, o que temos a fazer, é fugir o quanto antes. Pastor 1 - É isto mesmo, quando o rei descobrir que foi enganado, ele vai ficar furioso, se ficarmos aqui estaremos correndo risco de vida. Pastor 2 - Então o que estamos esperando? Vamos dar o fora daqui, agora!… Cebo nas canelas!… (Fecha a cortina) —– EJO ——– Continua

No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...