Monday, August 18, 2014

A GRANDE PROMESSA -- CAPÍTULO 26 -- ULTIMA SEMANA -- "ISAQUE E ISMAEL SE DESENTENDEM"


26

Alguns anos mais tarde.

Cenas na varanda da casa. Ao fundo, balaios e cestos empilhados.
Criados entram e saem a todo instante sempre trazendo alguma coisa, mostrando que estão trabalhando.

Isaque -- Meu pai, tenho convivido, estes anos todos com Ismael, e sempre nos demos muito bem, sempre gostei muito dele.
Mas de uns tempos pra cá, ele mudou completamente a sua maneira de tratar comigo.
E tem me aborrecido muito, quem sabe se o senhor conversar com ele, ele toma jeito e passa a me respeitar como antes..

Abraão -- você tem feito alguma coisa para aborrecê-lo?

Isaque -- Meu pai o senhor sabe que eu me entendo bem com todos, pelo menos me esforço para isto, se tem alguma coisa que ele não gostou sinceramente eu não sei.
Só sei que não posso abrir a boca pra conversar, que ele acha um jeito de me repreender.

Abraão -- Então vou saber o que está se passando, eu não quero mágoas entre vocês.

Sara -- (entra na conversa)

Ele não está respeitando, nem a mim, e nem a você meu amado, ele vive zombando de mim e de você, por mim você mandaria os dois embora daqui antes que aconteça algo de muito ruim, não quero que herde nada que possa ser do nosso filho Isaque, não estão merecendo nada de herança.

Abraão -- Mas Sara, ele também é meu filho!… E também o amo da mesma maneira que amo Isaque, fico triste em saber que estão se desentendo e exijo que se respeitem um ao outro, não quero ver desavenças aqui,

Sara -- O que parece, é que estão humilhados, vivendo aqui conosco, isto é o que vejo.
O mais sensato é dar a eles o que eles precisam, para ir embora daqui, seria muito melhor pra todo mundo.

Abraão -- Não posso tomar, decisões precipitadas, peço a vocês que me deixem só pois preciso pensar.

Sara -- Tudo bem, vamos Isaque, deixe seu pai decidir o que é melhor.

Abraão -- Não quero ser injusto com ninguém, mas tudo será resolvido.
(Sara e Isaque se retiram, e Abraão fica a sós, cabisbaixo, pensando, passa-se certo tempo e ressoa a voz de Deus)

Voz de Deus -- Abraão, não te pareça mal a teus olhos a respeito de Ismael e sua mãe, ouve a voz de Sara, porque é Isaque que será seu verdadeiro herdeiro e é dele que vai sair uma grande nação como te prometi, mas também de Ismael farei uma grande nação, e ele também é seu filho!…


Abraão  -- Obrigado meu pai, agora a minha decisão não vai pesar na minha consciência.
--------------- EJO -------------- Continua

No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...