Friday, December 23, 2016

O PROPÓSITO E A PROVIDÊNCIA DE DEUS - P/60 --- Continuação -- "Fizeram o sorteio e a sorte caiu exatamente em cima de Jonas, e Jonas foi obrigado a confessar tudo o que estava acontecendo. Depois de um minucioso interrogatório, queriam saber toda a origem de Jonas e porque estava acontecendo tudo aquilo, então lhe disseram. Declara-nos, tu, agora, porque razão nos veio este mal, que ocupação é a tua? E donde vens? Qual a sua terra, e de que povo és tu? Jonas um tanto desconcertado, sem saber o que responder se humilha e disse toda a verdade; eu sou Hebreu e temo ao Senhor Deus, do céu que fez o mar e a terra seca. Na medida em que Jonas contava tudo o que se passara com ele, os marinheiros apavoravam cada vez mais, e repreende a Jonas pela sua irresponsabilidade, porque fizeste tu isto?"


     O PROPÓSITO E A PROVIDÊNCIA DE DEUS

                               PARTE - 60

Enquanto Samuel viveu, Deus protegeu os filhos de Israel das mãos dos filisteus.
Neste período não tinham o direito nem de se aproximarem da divisa de Israel, pois a mão do Senhor pesava sobre eles.
Todo prejuízo que os filisteus causaram a Israel foram restituídos, assim como as cidades e outros bens capturados ao longo das batalhas, e ouve paz entre Israel e entre os amorreus.
Durante toda vida, Samuel olhava por Israel, e ia de ano a ano visitar as cidades Betel, Gilgal, e Mispá, e todo comportamento do povo era julgado por ele.
Da sua casa em Rama, ele administrava todo o Israel, e dali ele julgava a todos, uns para honra outros para desonra, dependendo da gravidade do assunto; edificando ali um altar para glorificar ao Senhor.
Os filhos de Samuel são eleitos Juizes em Israel:
“Aquele que anda em sinceridade e pratica a justiça e fala verazmente segundo o seu coração.
Aquele que não difama com sua lingua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra seu próximo” Salmo 15 v 2 e 3


Os anos se passaram e Samuel já velho, constitui os seus filhos por juizes em Israel, o mais velho se chamava Joel, o mais novo, Abia, e foram juizes em Berseba.
Só que, os filhos de Samuel, não seguiram seu exemplo, e resolveram entrar por outro caminho e se envolveram com todo tipo de corrupção, recebendo presentes em troca de livramento de sentença, como dias de hoje.
Os anciães de Israel vendo o rumo que estava tomando a situação se reuniram e foram a Ramá na casa de Samuel, relatar tudo o que estava acontecendo.
E disseram-lhe: Eis que já está velho e seus filhos não estão seguindo nos teus caminhos: Constitui, pois agora um rei para que reine sobre nós.
Assim como é em todos os lugares, todas as nações têm um rei que os governam, assim também eles queriam ser governados.
Dando responsabilidades específicas para um rei que os julgassem segundo as suas ações.
Naturalmente que Samuel não ficou satisfeito com o que ouvira, pois conhecia suas intenções e que não reconheciam tudo quanto Deus fez por eles e seus antepassados.
E um tanto amargurado ora, e Deus o atende de imediato, dizendo: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disserem, pois não estão rejeitando a ti, mas, a mim, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até aos dias de hoje, pois a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também te fizeram a ti.

Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.

                          --- EJO ---- Continua



No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...